bl consulting soluções em rh

Blog

Ainda existem Trabalhos das “9 às 6”? Como está a Flexibilidade a Revolucionar o Mundo Laboral? 

Nos dias de hoje, será que o trabalho das “9 às 6” (09h00 às 18h00) ainda existe? Ou terá este modelo os dias contados? 

A verdade é que, nas últimas décadas, tem havido uma revolução silenciosa nos ambientes corporativos de todo o mundo. São muitas as empresas que têm detetado os inúmeros benefícios de adotar horários de trabalho mais flexíveis, pelo que esta transformação tem vindo a gerar uma maior produtividade, criatividade e satisfação entre colaboradores e entidades patronais. 

Abaixo, a BL Consulting explica-lhe, mais detalhadamente, a forma como a flexibilidade está a moldar o futuro do trabalho. 

 

 

Trabalho das “9h às 6h”? O futuro apresenta uma nova realidade 

Só aqui entre nós, na sua empresa, ainda existe o famoso trabalho das “9 às 6”? 

Nos últimos anos, temos assistido a uma revolução no mundo corporativo, com empresas a adotar horários de trabalho flexíveis e novos modelos de gestão de horário. Desta forma, melhora a produtividade e melhora também a satisfação dos funcionários, sendo também este um aspeto atrativo para novos talentos! 

Esta mudança tem vindo a ganhar força em todo o mundo, à medida que os empregadores e colaboradores percebem os benefícios desta estratégia, sendo comprovado por várias pesquisas e estudos. Uma pesquisa realizada pela Society for Human Resource Management (SHRM) revelou que a adoção de horários de trabalho flexíveis tem vindo a aumentar significativamente nos últimos anos. Em 2019, cerca de 57% das empresas dos Estados Unidos oferecia alguma forma de flexibilidade aos seus funcionários. Este número representou um crescimento de aproximadamente 10%, em comparação com dados recolhidos em 2014. 

Já uma pesquisa, realizada pela Harvard Business Review, revelou que as empresas que adotaram estes horários mais flexíveis, tiveram um aumento significativo na produtividade dos seus colaboradores. De acordo com a mesma, 85% das empresas relataram um aumento na produtividade, enquanto 68% observaram um aumento na retenção dos seus colaboradores. 

 

 

Mas quais são, efetivamente, os benefícios em adotar um modelo de trabalho flexível? 

À medida que nos aproximamos de um método de trabalho cada vez mais dinâmico e adaptável, a flexibilidade de horários torna-se um elemento-chave para o sucesso e a competitividade das empresas. É que a adoção deste modelo pode proporcionar: 

 

 

1 – Liberdade de escolha 

Os colaboradores que têm a liberdade de escolher quando e onde realizam as suas tarefas tornam-se mais satisfeitos para com a empresa. Só cá para nós, quem é que se sente feliz por ter de ficar “preso” a um horário rígido das 09h00 às 18h00, caso tenha uma profissão em que pode desempenhar a sua função em um outro horário, até mesmo, em que esteja mais criativo? Tudo o que facilite o nosso worklife balance é bem-vindo! 

 

 

2 – Aumento da produtividade 

As empresas têm vindo a perceber que a produtividade não é diretamente vinculada a um relógio, mas sim à motivação e ao empenho dos funcionários. Com horários flexíveis, as pessoas têm a liberdade de trabalhar nos momentos em que estão mais alerta e mais inspiradas. O resultado? O aumento significativo da produtividade. 

 

 

3 – Atração e retenção de talentos 

Cada vez mais os profissionais desejam fazer parte de uma empresa moderna, que valoriza as suas necessidades e reconhece as suas individualidades. Desta forma, adotar horários flexíveis permite atrair e reter os melhores talentos do mercado. 

 

 

4 – Colaboração global 

Com a tecnologia avançada, a colaboração não conhece fronteiras. O trabalho flexível abre as portas para equipas globais trabalharem em conjunto, sem barreiras geográficas. Esta diversidade e troca de conhecimentos impulsionará a inovação e a criatividade, que se revertem em motivação no trabalho. 

 

 

5 – Os desafios a enfrentar 

Apesar de este novo modelo estar a ganhar espaço no mercado, ainda há um trabalho das “9h às 6h”. Isto porque, embora a flexibilidade traga inúmeros benefícios, é importante identificarmos, reconhecermos e lidarmos com os obstáculos, para que este modelo flexível seja implementado de forma eficaz. 

 

Assim, para garantir uma transição suave e bem-sucedida, a BL Consulting considera necessário termos em atenção alguns aspetos importantes, tais como: 

    1. Manutenção da cultura organizacional; 

    1. Promoção de uma comunicação eficaz entre a equipa; 

    1. Implementação de um modelo de supervisão; 

    1. Adoção de todas as normas para a conformidade legal. 

 

Ao abordar as questões mencionadas de forma proativa e estratégica, as empresas poderão recolher os benefícios da flexibilidade. 

Como resultado, estará a promover um ambiente de trabalho mais eficiente, motivador e saudável para todos os envolvidos. 

Precisa de ajuda para fazer esta transformação na sua empresa? Na BL Consulting temos os melhores profissionais para o orientar! 

 

BL Consulting – Transformamos talento em sucesso! 

Compartilhe: