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Os principais erros cometidos por empresas em processos de recrutamento e seleção

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Contratar novo talento pode ser complicado e exaustivo. Enquanto realiza entrevistas e avalia os skills de cada candidato, os candidatos também o estão a avaliar a si e à sua empresa. O processo de contratação é mais complexo do que escolher a pessoa certa para o trabalho. Deve atrair e garantir os melhores candidatos cujos valores estejam alinhados com a missão e princípios da sua empresa.

As más contratações podem custar caro ao seu negócio de várias maneiras. A pessoa errada no seu ambiente de trabalho pode atrasar a produção, causar problemas com colegas de trabalho e trazer dores de cabeça indesejadas. Contratar o funcionário errado também pode ser dispendioso financeiramente.

Empresas de todos os tamanhos devem implementar uma estratégia de contratação eficaz que evite armadilhas comuns. Antes de fazer a sua próxima procura por funcionários, aprenda a reconhecer e evitar os erros típicos de contratação:

Não procura uma variedade de candidatos.

Um dos maiores erros que pode cometer é não ter uma lista diversificada de candidatos

Com uma força de trabalho diversificada, tem uma melhor hipótese de atrair diferentes tipos de pessoas que de outra forma não se candidatariam a posições na sua empresa. Ser uma empresa diversificada e inclusiva também traz novas perspetivas para a sua organização, o que ajuda no seu crescimento.

“Não procure alguém exatamente como você ou o resto da sua equipa – não deve ter medo de trazer alguém que o desafie”, disse Wolfe. “Uma perspetiva externa é o que pode ajudar a mexer as coisas na sua empresa.”

Confia sempre nas suas primeiras impressões

Embora não possa saber ao certo como um novo funcionário se sairá depois de contratado, pode mitigar o risco de uma má contratação não tendo em conta as primeiras impressões na sua decisão.

Lembre-se de que os candidatos são humanos e é irrealista esperar que cada candidato seja perfeito. Reconheça que as entrevistas de emprego podem ser experiências intimidantes e é provável que alguns candidatos estejam nervosos ao enfrentar um evento potencialmente transformador na vida.

Não é claro sobre o que o trabalho implica.

Ser pouco claro sobre o trabalho – assim como as competências e traços que o candidato ideal deve possuir – pode levar a uma má contratação.

Faça uma lista das responsabilidades do trabalho e uma lista das competências, conhecimentos, experiência e talento profissional que a pessoa precisa de ter para cumprir as suas expectativas. Quando tiver uma ideia clara do que precisa, é mais fácil ver essas competências nos candidatos.

Embora a maioria das empresas compreenda a importância de fornecer ao novo funcionário informações práticas, como detalhes sobre pacotes de benefícios, e outras questões, não se esqueça de incluir o toque pessoal. Por exemplo, notas de boas-vindas da equipa podem ajudar o novo funcionário a sentir-se apoiado.

Outras estratégias bem-sucedidas de integração incluem familiarizar o funcionário com a cultura e missão da empresa, em vez de se concentrar apenas na orientação e papelada.

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