No Mundo cada vez mais “BANI” – Brittle, Anxious, Nonlinear e Incomprehensible, que em tradução livre significa Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível, entre outros acontecimentos os gestores são surpreendidos por factos que têm tudo para minar o sucesso e a harmonia de uma organização.
O Fenómeno quiet quitting, é um dos acontecimentos que tem ganho destaque nos últimos tempos e consequentemente tem vindo a ganhar maior relevância, causando impactos devastadores para o qual é necessário aplicar soluções.
Este conceito é a situação no qual os seus colaboradores, embora ainda estejam fisicamente presentes na sua empresa, começam a desconectar-se emocionalmente do seu trabalho e das suas funções. Esta atitude, por parte dos funcionários, e a consequente falta de compromisso dos mesmos, fará reduzir significativamente a produtividade e a competitividade empresarial.
É quase certo que já se apercebeu ou irá aperceber-se que muitas das vezes os seus talentos tiveram ou têm quebra de produtividade, animo e envolvimento com a empresa. é hora de o(a) ajudar a verificar qual a melhor forma de evitar que este fenómeno prejudique a saúde e o sucesso da sua empresa.
Como identificar e prevenir este temido fenómeno entre os colaboradores da sua empresa?
O quiet quitting é um desafio subtil e silencioso, quanto muito começa a contribuir para atrair outros para este fenómeno pelo que verifica-se que o mesmo já está instalado quando os seus funcionários começam efetivamente a perder o interesse e a motivação pelo seu trabalho.
Contrariamente ao abandono abrupto, onde os seus colaboradores deixam a entidade empregadora de forma visível, no caso do quiet quitting ocorre um abandono gradual e muito discreto. Neste último fenómeno, verifica-se que os profissionais podem ainda estar presentes fisicamente, mas mentalmente estão ausentes, o que resulta na queda de produtividade, criatividade e na qualidade do trabalho desempenhado.
Para reduzir os efeitos e, até mesmo, evitar que este sentimento se instale na equipa, é fundamental saber identificar os sinais que vamos de seguida mencionar:
Apatia: Os colaboradores que antes demonstravam uma energia contagiante e entusiasmo, agora parecem apáticos e indiferentes relativamente às suas tarefas e projetos sem razão aparente.
Perca de iniciativa: Os profissionais que anteriormente tinham o hábito de propor imensas ideias e procurar soluções, agora tornam-se passivos, evitando contribuir com insights criativos e até falta de envolvimento.
Quebra de mobilização: O entusiasmo e positivismo que estas pessoas por vezes tinham é substituído pelo silêncio ou até por uma perspetiva negativa junto dos seus colegas por quebra de “esperança”.
Aumento de indicadores de negligência: A qualidade do trabalho sofre uma queda, começando a ocorrer erros simples e negligências, que acabarão por se tornar cada vez mais frequentes e mais graves.
Isolamento social: É previsível que os funcionários em quiet quitting possam afastar-se do convívio social com colegas e de participar em atividades de equipa.
Este Fenómeno embora sendo muito subtil, pode ser impulsionado por uma série de fatores que gradualmente tiram a satisfação e a motivação dos seus talentos.
Por exemplo, um ambiente de trabalho negativo ou pouco dinâmico, caracterizado por conflitos constantes, falta de comunicação e pressão excessiva ou falta de objetivos realistas, pode afetar negativamente o bem-estar emocional das suas pessoas. A falta de oportunidades de evolução profissional poderá também fazer com que os seus colaboradores se sintam estagnados nas suas carreiras profissionais e desiludidos com o futuro.
Este fenómeno não é algo que seja inevitável ou que nos “ataca” sem que nada se possa fazer, muito pelo contrário, para que a empresa seja positiva e exista um ambiente que contribua para uma boa saúde mental é fundamental que se seja eficaz nos seguintes procedimentos:
Comunicação transparente: Mantenha um canal aberto de comunicação para que os seus colaboradores possam expressar as suas preocupações e dar opiniões. Demonstrar que as suas vozes são ouvidas pode evitar a sua insatisfação.
Reconhecimento e recompensas: Reconheça e recompense o bom trabalho e o bom trabalhador! Estes aspetos irão reforçar a importância dos funcionários e incentivá-los a manterem-se motivados.
Desenvolvimento profissional: Ofereça oportunidade de crescimento e de desenvolvimento. Colaboradores incentivados estão, geralmente, à procura de novos desafios e de novas oportunidades de aprendizagem.
Cultura de espírito de equipa: Promova um ambiente de trabalho colaborativo e inclusivo, onde os profissionais se sintam valorizados e parte da mesma comunidade.
Worklife balance (equilíbrio entre a vida pessoal e profissional): Incentive o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal dos seus talentos, evitando uma sobrecarga com excesso de exigência e horas extra frequentes.
Feedback construtivo: Dê feedback regular e construtivo a cada um dos membros da sua equipa, destacando, tanto as conquistas quanto as áreas de melhoria.
O quiet quitting pode ser uma ameaça invisível para a sua empresa e que se não for travada, poderá prejudicar gravemente a produtividade e a cultura organizacional de toda a sua organização. Contudo, na minha visão, ao reconhecer os sinais e ao adotar medidas preventivas, será possível criar um ambiente que incentive a satisfação e a motivação das suas equipas.
Lembre-se de que um local de trabalho saudável e estimulante é a chave para o sucesso a curto e longo-prazo.
Artur Narciso, Chief Sales Officer da BL Consulting