Criar uma marca pessoal pode destacar-nos no mercado de trabalho
Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, destacarmo-nos por entre a multidão nunca foi tão essencial. Na minha visão, uma marca pessoal forte e bem definida pode ser a chave para sermos notados, não só no mercado laboral.
Neste artigo de opinião, irei partilhar a minha opiniao sobre a forma como podemos desenvolver uma marca forte e a forma como ela poderá criar novas oportunidades de carreira que vão além do convencional.
Vamos descobrir a forma como podemos usar a nossa personalidade, valores e competências, para construirmos uma identidade única que nos destaque no mercado.
É caso para dizer que chegou o momento de elevar a nossa marca a um novo patamar de reconhecimento e de excelência!
Como podemos brilhar no mercado de trabalho através da nossa Marca Pessoal?
Sabemos que a competição no mercado de trabalho é feroz, e… cada vez mais! A meu ver, termos uma marca pessoal distinta e que se diferencie é mais do que um luxo: é mesmo uma necessidade nos dias de hoje.
Considero que cultivar uma identidade única e memorável pode ser o diferencial que nos posicionará à frente dos nossos concorrentes, seja na procura por um novo projeto profissional, seja na tentativa de captar novas leads.
Hoje, partilho as etapas que considero essenciais para desenvolvermos uma marca pessoal de sucesso!!
Antes que tudo, temos de compreender o conceito de marca pessoal!
No meu entendimento, antes de mergulharmos nas estratégias que nos levam à construção de uma marca pessoal, é crucial que compreendamos o que isso significa, concretamente.
A nossa marca pessoal reflete quem somos verdadeiramente (os nossos valores, as nossas competências, habilidades e, claro, as nossas paixões)! A nossa marca pessoal é a forma como nos apresentamos ao mundo e, mais importante ainda, a forma como as pessoas nos percecionam e nos descrevem quando não estamos presentes. Quem nunca ouviu: “diz-me as as verdades na cara e defende-me nas minhas costas”. Mas isto não acontecerá só porque somos obrigados, mas sim, porque admiramos aquela pessoa, porque a temos em tão grande conta que só conseguimos defende-la.
Uma marca forte é aquela que comunica de forma clara e autêntica as nossas qualidades e é esta consistência que leva a que a que quem nos observa, crie uma impressão positiva, real e genuída de nós, o que nos irá ajudar a destacar num mercado cada vez mais competitivo e com menos atenção.
Vamos refletir sobre os nossos Pontos Fortes?
Na minha visão, o primeiro passo para a construção de uma marca pessoal é a autorreflexão. Este momento de introspeção é crucial para que identifiquemos as nossas potencialidades, o nosso talento e os nossos interesses. Já se perguntou sobre aquilo em que é melhor hoje do que era ontem? Aquilo em que há 5 anos era apenas uma miragem e que agora é algo diário? Que competências são só nossas? Qual é o nosso brilho especial? O que temos a mais para oferecer?
Conhecermos os nossos pontos fortes permite-nos destacar na nossa comunicação e nas nossas ações. Desta forma vamos conseguir garantir que seremos recordados pelos motivos certos, sempre!
A sua Proposta de Valor, é clara e objetiva?
Quando penso na proposta de valor individual, penso nela como um pilar obrigatório para a criação de uma marca pessoal. Mas o que é, no fundo, uma Proposta de Valor? É simples, nada mais é do que aquilo que prometemos entregar e a forma como o fazemos, seja às nossas equipas, aos nossos clientes ou no meio pessoal. Aquilo que sabemos é que a nossa marca pessoal terá de ser autênctica e clara, para que nos consigamos destacar no mercado laboral (e não só).
Vou agora expôr um exemplo sobre a área de Design Gráfico. Neste caso, a sua Proposta de Valor pode ser baseada na capacidade de criar designs visuais que aumentem a conversão dos utilizadores até X %.
Esta proposta de valor torna-se numa Proposta de Valor forte e mensurável, que irá, não só melhorar a nossa visibilidade, como reforçar a nossa confiança na entrega de resultados.
E a nossa Marca? Devemos comunicá-la em todos os Canais de Comunicação?
Pois bem, agora que já definimos a nossa Proposta de Valor, é chagado o momento de a comunicar. Na minha visão, é importante mantermos o nosso CV atualizado, bem como o nosso perfil de LinkedIn e outros perfis sociais que utilizemos com frequência, tendo sempre por base o bom senso na comunicação da nossa marca pessoal.
Ainda no exemplo mencionado acima, referente à Proposta de Valor de um Designer Gráfico, é essencial que o mesmo consiga demonstrar, através de uma identidade de marca clara, quem é. Para tal, será importante, por exemplo, deter um website que o defina, bem como poderá apostar em estratégia de promoção em Social Media, entre outras estratégias. Esta será uma excelente forma de partilhar insights e projetos que ilustram as suas competências e o seu estilo único. No caso, considero que a consistência seja a chave de tudo e devemos certificar-nos de que a nossa mensagem de marca mantém a mesma linha, podendo (e devendo) ser adaptada a diferentes canais e a diferentes públicos.
Networking: E que tal se nos conectarmos de forma verdadeira?
Olho para o networking como outro pilar essencial que nos ajuda a desenvolver e a manter uma marca forte. É através destas conexões que nos tornamos mais visíveis, aprendemos com outros profissionais e que ampliamos as nossas oportunidades.
Participar em eventos, em conferências e workshops no nosso setor é uma excelente forma de nos conectarmos a pessoas com a mesma visão e interesses que nós.
Tenhamos sempre presente que um networking eficaz não é apenas sobre trocar business cards e dar duas palavras de conversa, mas sim sobre criar ou estreitar relações significativas que nos podem abrir novas portas.
Pedir feedback é importante?
Eu vejo o feedback como uma componente crucial para o desenvolvimento de qualquer marca, seja ela pessoal, ou não. Considero que pedir opiniões honestas a colegas, mentores e amigos é um desafio interessante para descobrirmos a forma como a nossa marca está a ser percepcionada e recebida pelos outros.
Este feedback pode dar-nos insights valiosos em áreas nas quais talvez precisemos melhorar. Saber ouvir e agir, com base nas sugestões recebidas, é o que nos permite evoluir e tornar a nossa marca cada vez mais eficaz, genuína e autêntica.
Challenge! Mantermo-nos atualizados e relevantes no mercado é um desafio!
Aos meus olhos, uma marca pessoal bem-sucedia é aquela que está em constante evolução, sem perca dos seus ideais, valores e princípios. O mercado e as indústrias estão sempre a mudar e é, por isso, fundamental que o nosso perfil acompanhe essa mudança, mas sempre (e sempre mesmo)…com uma estratégia bem definida. Mudar só por mudar, sem estratégia, poderá muito bem surtir o efeito contrário. Continuarmos a aprender e a atualizar as nossas competências sé fulcral para garantirmos que a nossa marca permanece relevante.
Participar em cursos, ler livros da nossa área profissional e mantermo-nos informados sobre as últimas tendências, são fontes de informação que contribuirão para a manutenção da nossa marca, de forma dinâmica, atual e autêntica.
The last, but not least: A nossa marca pessoal é o nosso legado
Por fim, para mim, construir uma marca pessoal não é um projeto de curto prazo. É sim uma jornada contínua que podemos definir e que irá definir a trajetória da nossa carreira profissional.
Investir tempo e esforço para desenvolver uma marca autêntica e impactante não é apenas sobre alcançar o sucesso imediato, mas também sobre nos posicionarmos para o futuro. Ao desenvolvermos uma identidade sólida, estaremos a criar um legado profissional que percecionará quem somos e quem aspiramos vir a ser.
Este é o momento certo para começar a moldar a forma como o mundo nos vê e, principalmente, como nos vemos a nós mesmo em contexto profissional.
Não nos esqueçamos de que uma marca pessoal forte é e será sempre o reflexo da nossa evolução e da nossa identidade, e é essa a marca que nos acompanhará ao longo da nossa carreira.
Foquemo-nos em deixar uma extraordinário marca 🙂
Vanessa Nunes, Marketing and Communications Director